sábado, 13 de junho de 2009

alguns dos meus livros

Empatia e RespeitoDimensões centrais na relação de ajudaAna Albuquerque Queirós
A autora procura neste trabalho demonstrar os efeitos de um programa de formação em empatia e respeito, inserido na relação de ajuda e no contexto do cuidar em enfermagem, nas capacidades dos estudantes para discriminarem as respostas de tipo empático e de respeito. Desenvolvendo um quadro teórico baseado na concepção de Chalifour sobre a relação de ajuda na sua perspectiva holística e humanista, planificou a autora um programa de formação com esta base teórica. Adoptou-se esse programa de formação a uma amostra de estudo que contou com a participação de um grupo de 16 estudantes, sendo usado um instrumento de aferição da dimensão cognitiva da capacidade de cada estudante, desenvolvido em dois tempos (antes e depois da formação), permitindo à autora afirmar que os conhecimentos sobre empatia e respeito dos estudantes do grupo experimental aumentaram.
Esta segunda edição do Empatia e Respeito, constitui-se como uma abordagem ilustrativa de um trabalho académico, em que a autora procura demonstrar os efeitos de um programa de formação em empatia e respeito, inserido na relação de ajuda e no contexto do cuidar em enfermagem, na capacidade dos estudantes de discriminar as respostas de tipo empático e de respeito.Certamente que a formação neste campo precisa ser reflectida e aprofundada, para que se tenha em conta que a relação de ajuda significa muito mais do que a aquisição de comportamentos comunicacionais, mais ou menos apreendidos ou protocolarizados. A abordagem formativa, que a autora desenvolve, centra-se em diferentes níveis de aprofundamento, mas tendo como eixo as componentes de empatia e respeito, chave para uma prática ética e relacional consistentes com o bem estar de pessoas cuidadas e cuidadores."Nota IntrodutóriaPrefácioO. INTRODUÇÃOTema e tipo de investigaçãoFormulação do problema de investigação I PARTE - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA1. CONCEITOS DE RELAÇAO DE AJUDA NO CUIDAR EM ENFERMAGEM 1.1. O modelo de CHALIFOUR na relação de ajuda no cuidar em enfermagem2. RESPEITO E EMPATIA2.1. O respeito2.2. A empatia2.3. A simpatia e o apoio2.3.1. A simpatia2.3.2. O apoio3. A FORMAÇÃO EM RELAÇÃO DE AJUDA NO CUIDAR EM ENFERMAGEM3.1. A importância da formação3.2. As características de um programa de formação 3.2.1 A filosofia educacional e o modelo de ensino/aprendizagem 3.2.2. Os conteúdos de um programa de formação 3.2.3. Os objectivos de um programa de formação3.2.4. Os métodos pedagógicos na formação 3.2.5. A avaliação de um programa formação 3.3. As características do formador3.4. As características dos formandosII PARTE - DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO1. DESENHO METODOLOGICO1.1. Objecto e tipo de investigação1.1 .1. Identificação das fontes de invalidade interna e externa1.1.2. Limites do estudo e aspectos éticos1.2. Hipótese de investigação1.3. Variáveis1.4. Definição da população e selecção da amostra1.5. Planificação de um programa de formação em empatia e respeito, inseridos na relação de ajuda no contexto do cuidar em enfermagem1.5.1. Introdução1.5.2. Definição dos objectivos1.5.3. Selecção dos conteúdos1.5.4. Duração e calendarizarão1.5.5. Metodologia/actividades1.5.6. Avaliação1.6. A aplicação e avaliação do programa de formação1.7. O método de recolha de dados1.7.1. A construção do instrumento de medida1.7.2. O instrumento da recolha de dados - o questionário 1.8. O tratamento estatístico2. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOSCONCLUSÕESBIBLIOGRAFIAANEXOS

Ética e Enfermagem Ana Albuquerque Queirós
ISBN : 972-8717-07-5
http://quarteto.regiaocentro.net/
quarteto_editora@ip.pt

O trabalho que apresentamos neste livro procura reflectir sobre a dimensão ética da profissão de enfermagem e a sua contribuição para uma cada vez maior visibilidade da genuína arte e ciência que esta profissão encerra.O livro consiste, numa primeira parte com vários capítulos temáticos que abordam itens relativos a aspectos de fundamentação para a reflexão ética, uma perspectiva de clarificação de conceitos, uma reflexão sobre as dimensões éticas da enfermagem contemporânea, sobre o desenvolvimento de competências ético-relacionais, uma breve abordagem sobre os valores e a enfermagem; seguem-se, ainda capítulos contendo algumas reflexões sobre o que é um problema ético e os princípios éticos a ter em atenção no processo de tomada de decisão ética. Ilustra-se a abordagem para a tomada de decisão com uma reflexão sobre a questão do sigilo profissional. Aborda-se, ainda, de uma forma bem sucinta as teorias éticas mais referenciadas na literatura em enfermagem.
Numa segunda parte apresenta-se o texto especifico sob o tema “Ética relacional nos cuidados de saúde ao adolescente” que constituiu o documento de base da lição proferida no âmbito do concurso para professor coordenador para a Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto realizado recentemente pela autora.É fundamental que se tenha em conta que os temas tratados não foram alvo de uma exaustivo aprofundamento bibliográfico, procurando-se antes dar um certo caracter de exposição, coerente, de algum modo, com a forma como os temas têm sido trabalhados pela autora no âmbito da formação de estudantes e de enfermeiros e que se quer desta forma apresentar, como um livro útil para a continuidade da reflexão nestas temáticas.
INTRODUÇÃOI PARTE1. Fundamentos da Ética, Clarificação de Conceitos2. Dimensões Éticas da Enfermagem Contemporânea3. Desenvolvimento de Competências Ético-Relacionais4. Os Valores de Enfermagem5. O que é um Problema Ético6. Os Princípios de Autonomia, Beneficiência, Não Maleficência e Justiça7. Roteiro para o Processo de Tomada de Decisão Ética8. Teorias ÉticasII PARTEÉtica Relacional nos Cuidados de Saúde ao Adolescente - uma abordagem sobre o consentimento informadoBibliografiaANEXOSAnexo I - Estatuto da Ordem dos Enfermeiros (da Ética e deontologia)Anexo II - Linhas orientadoras para agir perante comportamentos e/ou práticas profissionais incorrectas.Anexo III - Parecer sobre aspectos éticos dos cuidados de saúde relacionados com o final da vida - 11/CNECV/95Anexo IV - Declaração de HelsínquiaAnexo V - Carta dos direitos e deveres dos doentesAnexo VI - Convenção de OviedoAnexo VII - Declaração Universal dos Direitos do Homem


Educação em Enfermagem Ana Albuquerque Queirós, Lígia Catarino Costa e Silva e Elvira Martins dos SantosEdição:1.ª
ISBN : 972-8535-18-X
http://quarteto.regiaocentro.net/
quarteto_editora@ip.pt

O ensino de cuidados de enfermagem, hoje, não pode constituir somente uma redacção de objectivos em termos comportamentais, a transmissão de informação, prescrever as leituras a fazer e controlar os resultados. As autoras pretendem, tão somente, partilhar com a comunidade as suas angústias, dilemas e reflexões que se concretizam nas três partes constituintes deste livro.
Uma primeira parte na qual Ana Albuquerque Queirós reflecte acerca dos processos de ensino e aplicação da “Filosofia e Modelos de Enfermagem”, aspectos que se revestem de grande interesse e actualidade. Uma segunda parte em que Lígia Catarino convida os leitores a percorrer com ela, numa postura de crítica reflexiva, os meandros da educação em enfermagem no que respeita às competências do professor e sua relação com um ensino reflexivo em enfermagem. E, uma terceira e última parte do livro, de Elvira Santos, onde procura mostrar-se como a atitude reflexiva do professor pode conduzir à produção de conhecimento no âmbito das concepções de cuidados de enfermagem, através de um estudo exploratório-descritivo acerca das concepções de cuidados de professores de enfermagem, e de que modo estas concepções podem influenciar/direccionar a aprendizagem dos estudantes.
Este livro traz-nos algumas conclusões firmes mas pretende fundamentalmente alargar o debate acerca dos problemas da educação em enfermagem, gerar ideias e contribuir para uma saudável, aberta e colaborativa discussão que as autoras gostariam de ver continuar.
Apoio: Associação de Docentes de EnfermagemPARTE ICAPÍTULO 1 - FILOSOFIA E MODELOS DE ENFERMAGEM COMO ENSINAR COMO APLICARCAPÍTULO 2 - As COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR E O ENSINO REFLECTIVO EM ENFERMAGEMPARTE IICAPÍTULO 1 - CONCEPÇÃO DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM DOS DOCENTES DE ENFERMAGEM

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